A Previdência tem a intenção de garantir uma renda para pessoas que cheguem a uma idade avançada, ou mesmo se encontrem em uma situação delicada. Por isso existe a aposentadoria por idade, benefícios que pode ser acionado por qualquer pessoa.

Para isso, no entanto, o segurado precisa cumprir com alguns requisitos. O principal deles, é claro, é a idade, sendo estipulado 60 anos para mulheres e 65 para homens.

Mas se você ainda tem dúvidas a respeito desse assunto, vai adorar ler esse conteúdo em que analisamos diversos aspectos desse benefício. Como requerer, quais são as condições, e o que é preciso saber sobre este benefício.

aposentadoria por idade

Saiba tudo sobre a aposentadoria por idade do INSS.

O que é a aposentadoria por idade

A população mundial tem vivido um fenômeno: as pessoas vivem cada vez mais. Claro que isso é justificado pelas melhoras de saneamento e avanços da medicina, que garantem qualidade de vida e saúde.

Mas a idade traz consigo diversas questões e uma delas é a incapacidade de trabalhar como antes. Sendo assim, no Brasil foi criada a possibilidade de aposentadoria por idade.

  • Como se aposentar por idade?

Este benefício exige que o trabalhador acumule e comprove 180 meses de trabalho. Nesse caso, será requerida também a idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens.

Para trabalhadores da Zona Rural isso muda um pouquinho. Esses profissionais tem as idades exigidas reduzidas em 5 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Isso se chama de aposentadoria especial rural, visto que os trabalhadores da zona rural tem condições piores de trabalho, sempre expostos ao sol. No caso deles, também não precisa contribuir para o INSS, apenas comprovar através de documentos que sempre exerceu atividade rural familiar, ou seja, apenas para subsistência e nunca para comercio.

É necessário ter contribuído com o INSS?

Também existe outro requisito essencial para conseguir aposentadoria por idade que é ter contribuído por 15 anos com o INSS. Para trabalhadores com vinculo empregatício, o pagamento é feito diretamente pela empresa.

Isso se chama período de carência. Neste caso é obrigatório que se tenha contribuído pelo menos estes 15 anos antes de pedir este tipo de aposentadoria.

Já para profissionais autônomos, é importante contribuir de maneira particular. Nesse caso, você deve buscar ajuda de um contador para entender os cálculos e fazer o pagamento via carnê.

  • Condições especiais:

Existem condições especiais para aposentadoria por idade de pessoas que serviram as Forças Armadas, Servidores Públicos e policiais.

Aposentadoria por idade x por tempo de contribuição

Agora que você já entendeu o que é a aposentadoria por idade, vamos lhe apresentar o principal ponto que diferencia tipo de aposentadoria da aposentadoria por tempo de contribuição.

  • Aposentadoria por tempo de contribuição:

Nesse caso os homens precisam contribuir por 35 anos e as mulheres por 30; existe a possibilidade de solicitar benefício integral ou parcial.

Neste caso leva-se em conta apenas o tempo de contribuição, ou seja, o tempo que se pagou a Previdência Social. A idade não interfere, a não ser, no calculo do fator previdenciário.

  • Aposentadoria por idade:

A contribuição deve ser de pelo menos 15 anos, tanto para homens quanto para mulheres e devem atingir a idade mínima para cada caso, sendo de 60 para mulheres e 65 para homens.

Como dar entrada?

Por fim, é hora de entender como dar entrada na aposentadoria por idade. A primeira coisa é verificar se você se enquadra nos requisitos para fazer o requerimento.

Caso sim, você deverá então agendar o seu atendimento pelo site ou pela central de atendimento do Ministério da Previdência Social. Pode ser feito pelo telefone 135.

Depois de agendado, será solicitado que você reúna uma série de documentos. É bom ter ao seu lado um contador e um advogado para lhe ajudar com todos os detalhes.

Também é importante ficar de olho nas leis brasileiras, já que tramitam muitos planos de alterações para quem quer apostar neste benefício.

Você pode consultar o seu benefício INSS posteriormente pela internet.

aposentadoria por idade

A Previdência é responsável pelo pagamento da aposentadoria por idade.

Fator previdenciário

Para quem se aposentar por idade, o fator previdenciário também afetará o valor do benefício.

Caso você não atinja 85/95 somando o tempo de contribuição e a idade em que deseja se aposentar, o valor da aposentadoria será reduzido.

Essa é uma forma que o governo encontrou para tentar diminuir as aposentadorias antes do tempo, ou de quem contribuiu menos com o INSS.

Trata-se de um cálculo completo. Caso tenha dúvidas se seu valor será reduzido, você pode ir até a agência do INSS mais perto de você e pedir para realizar uma simulação de sua aposentadoria.

O ideal porém, é que se contrate um advogado e faça um planejamento previdenciário, aonde você poderá verifica em detalhes qual a melhor forma e quando será o melhor dia para se aposentar sem grandes percas.

Agora que você já sabe tudo sobre aposentadoria por idade, leia também o que separamos sobre nosso guia completo sobre a Previdência Social. Entenda o que é e para que serve.