Você acredita a Serasa é apenas o órgão de proteção ao crédito que negativa nomes de mau pagadores? Saiba que ela é muito mais que um órgão de proteção ao crédito, e tem diversas soluções para ajudar consumidores e empresários.

Se trata de uma empresa privada, que realiza análises de crédito, a partir de dados enviados à Serasa por bancos, financeiras, lojas e o comércio em geral.

Existe um banco de dados onde constam informações sobre consumidores com dívidas vencidas e não pagas, consumidores que tem títulos protestados, cheques sem fundos dentre outros registros.

Hoje em dia se realiza mais de 6 milhões de consultas diárias, e possui mais de 500 mil clientes.

Quer saber mais sobre a Serasa e entender como ela funciona? Então continue sua leitura abaixo!

O que é a Serasa Experian e o que Ela Faz?

A Serasa Experian é uma empresa fundada há 45 anos, para padronizar formulários e dar mais prática às decisões bancárias, e faz parte do Grupo Experian.  Hoje em dia ela também possui indicadores econômicos como referencia para o comércio em geral, bem como para empresas de outros ramos.

A Serasa Experian não faz parte da Administração Pública, não é um órgão governamental, pois é uma empresa privada.

Além do cadastro de proteção ao crédito, com informações sobre consumidores com dívidas em atraso, a Serasa possui um setor de ajuda aos consumidores que se chama Serasa Consumidor.

O Serasa Consumidor tem um site que possui diversas informações para auxiliar os consumidores a sanarem suas dúvidas em relação a crédito no geral.

Nela você poderá consultar o seu CPF de forma grátis, e saber se alguma empresa na qual você realizou uma compra a prazo te negativou. E se o seu nome estiver negativado, ela te ajuda a negociar o pagamento desta dívida com a empresa que te negativou, para limpar o seu nome.

Esta ponte que ela realiza entre credor e consumidor, para pagamento de dívidas em atraso é muito importante, pois com a renegociação da dívida e o seu pagamento, o seu nome não constará mais do cadastro negativo e voltará a ter crédito no mercado.

Na Serasa também existe o cadastro positivo, que vai auxiliar as empresas clientes a saber quem são os consumidores que possuem um bom histórico de pagamentos em dia, assim como o Score, que ajuda às empresas clientes a saber que são os consumidores com melhor pontuação de crédito.

Ela também disponibiliza uma solução chamada Antifraude, que monitora o CPF em tempo real, para que você possa saber de todas as vezes que o seu CPF for consultado por empresas na Serasa ou no SPC.

No Antifraude você também ficará sabendo quando uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome, assim como se há dívidas já cadastradas

Ela também disponibiliza um certificado digital, que serve como uma assinatura eletrônica, tanto para consumidores como para empresas.

Além de outras soluções para empresas, como Conecta, Recupera PJ, MeProteja Empresas. E ainda o Cadastro Positivo Empresas e o Relatório Completo CPF e CNPJ.

Qual é a Diferença Entre a Serasa e o SPC?

Elas são empresas responsáveis por cadastrar em seus bancos de dados os nomes e CPFs de consumidores com dívidas vencidas e não pagas.

Estes cadastros de consumidores com dívidas não pagas são disponibilizados à consultas do comércio em geral, antes de fornecer crédito ou de vender à crédito, e essas informações serão critério para essas empresas antes de conceder crédito aos consumidores.

Assim, podemos dizer que o ponto comum entre a Serasa e o SPC é possuir um banco de dados para orientar o comércio antes de conceder crédito.

A diferença existente entre  é que a primeira foi criada por uma parceria entre associações bancárias, e a segunda foi criada e é financiada pelas associações comerciais.

O que Fazer se o Seu Nome For Indevidamente Negativado?

É mais comum do que se pensa empresas que negativam nomes de consumidores por engano, por este motivo é sempre bom consultar para saber como andam as suas informações.

Nome negativado é muito ruim e atrapalha, e muito, a vida. Pois, se o seu nome estiver negativado você não conseguirá contratar financiamentos ou comprar à prazo.

Se você consultar e encontrar negativações indevidas em seu nome, você primeiramente deve entrar em contato com a empresa que negativou o seu nome e requisitar informações sobre o cadastro negativa e solicitar a baixa.

Se o contato com a empresa que negativou o seu nome não resolver o seu problema, você poderá realizar uma reclamação no Procon da sua cidade, ou ir diretamente no Juizado Especial.

Para ajuizar uma ação contra a empresa que negativou o seu nome no Juizado Especial, você não precisará de advogado para dívidas menores que 20 salários mínimos, e também não precisará pagar custas judiciais, além disso, o tempo de tramitação de uma no Juizado Especial é menor que o de uma Vara Cível, e o seu problema com a negativação será resolvido mais rápido.

É muito importante resolver esta questão do nome negativado, pois com o nome negativado você não poderá realizar empréstimos no seu banco, realizar o financiamento de um carro nome e muito menos da casa própria.

Ainda, quem está com o nome negativado indevidamente acaba passando a imagem de mau pagador sem ser. Então, se alguma empresa negativou indevidamente o seu nome, procure a empresa, o Procon ou a Justiça e resolva este problema.

Dependendo do caso, você poderá pedir até o pagamento de indenização por danos morais no Juizado Especial pela empresa que negativou indevidamente o seu nome, por dívida inexistente.

Para saber se este é o seu caso você poderá consultar um advogado, a defensoria pública ou um serviço de assistência jurídica de uma faculdade da sua cidade.