O Rio Grande do Sul traz uma grande ferramenta para os funcionários públicos do Estado, o chamado portal do servidor RS.

A criação do portal se deu para que esses trabalhadores pudessem ter um em único local a praticidade e rapidez de realizar diversas atividades que estão diretamente ligadas à sua profissão.

O que antes demandava tempo e paciência, hoje pode ser feito de forma totalmente online.

Implementado por outros Estados brasileiros, o portal do servidor traz serviços como emissão de contracheque, consulta de calendário de pagamento, autenticidade de certificado e muito mais.

Se você é um servidor público do RS fique conosco que iremos explicar como manusear da melhor forma possível essa página feita exclusivamente para vocês.

portal do servidor Rio grande do sul

COMO ACESSAR O PORTAL DO SERVIDOR RS?

Para acessar o portal do servidor do Rio Grande do Sul, primeiro você deverá possuir uma conexão com a internet, seja ela por meio de celular, computador ou tablet.

Após possuir essa conexão, procure o endereço de url ao lado https://secweb.procergs.com.br/rheportal/logon.xhtml e tenha esses diversos serviços com apenas um clique.

A página é vinculada a página de Recursos Humanos do Estado, o que já facilita ainda mais sua vida, pois os dados são compartilhados, gerando mais segurança na realização de qualquer atividade feita através do site.

Lembre-se de conferir se todos os seus dados estão inseridos corretamente, visto que há alguns casos de erro na hora do cadastro do servidor, devendo ser corrigido imediatamente.

CONTRACHEQUE RS

A grande novidade dos últimos tempos é que os contracheques dos servidores públicos do Rio Grande do Sul agora são retirados totalmente de forma online.

Isso foi muito benefício para o Governo, que precisava de uma demanda enorme de funcionários para poder atender a todos seus servidores, além de um gasto muito grande com papeis, tintas e impressoras.

Então, agora o servidor que deseja visualizar o seu contracheque, deve acessar o portal do servidor do seu respectivo Estado, olhando nosso guia completo sobre Portal do Servidor.

No caso dos servidores, eles irão clicar neste link: https://secweb.procergs.com.br/rheportal/logon.xhtml

portal do servidor rs

Basta preencher os seus dados para ter acesso ao seu contracheque.

Ao entrar na página irão realizar o seu login no canto direito do site.

Para concluir o login é preciso informar o número da identidade funcional e a senha de acesso.

Caso essa seja a sua primeira vez você irá clicar em “não possui ou esqueceu sua senha”.

Ao clicar nessa opção, novas informações serão pedidas pelo portal e todas elas devem ser preenchidas da maneira mais correta possível.

Ao final, a sua senha será enviada para o e-mail que você tem cadastro na parte de recursos humanos do Estado.

Por isso, deixe sempre o seu cadastro atualizado, para em momentos como esse, você não precisar de desesperar e sem entender porque o e-mail não chega.

E caso você nunca tenha tido fornecido ao RH um endereço de e-mail é importante que você entre em contato com eles para buscar um modo de adquirir sua nova senha.

Pois bem, feito todos esses passos, é a hora de visualizar seu contracheque.

Para imprimi-lo é só apertar “CTRL-P”.

O contracheque é de suma importância para o servidor que deseja realizar empréstimos, compras em comércios ou apenas para aquele servidor que deseja se manter informado para as suas finanças.

No caso dos comércios, esse também possui uma opção dentro do portal do servidor; eles podem consultar a autenticidade do contracheque apresentado pelo servidor Riograndense.

Para isso, basta entrar no portal e informar os dados pedidos.

outros serviços portal rs

OUTROS SERVIÇOS

De longe, a visualização e emissão do contracheque são os serviços mais realizados pelo site.

Porém, existem outros que são tão importantes quanto:

  • Calendário de pagamento: o calendário de pagamento é o dia apresentado pelo Governo para que o servidor saiba que os seus provimentos estão disponíveis para saque. No portal do servidor RS é possível que você visualize o calendário desse mês e de outros meses atrás. Para ser mais específico, lá estão disponíveis calendários até o ano de 2006.
  • Extrato para imposto de renda: ninguém quer ser pago na malha fina, não é? Por isso, deve realizar de maneira correta a declaração do seu imposto de renda e para isso ocorra precisa apresenta um extrato que contem os seus vencimentos recebidos como servidor público.
  • Perguntas frequentes: esse tópico é de suma importância, pois ajuda o servidor nas principais dúvidas sobre o site ou sobre os serviços relacionados a sua profissão.
  • Link interessantes: a página resolveu deixar disponível links de outros órgãos que podem/são fundamentais para o servidor.

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL

Você, servidor público, pode entrar diretamente em contato com o pessoal da administração do portal do servidor e do Recursos humanos, por meio de uma opção trazida pela página, a opção “fale conosco”.

Essa opção está disponibilizada por esse link https://secweb.procergs.com.br/rheportal/public/faleConoscoForm.xhtml. E para mandar a sua pergunta é só selecionar a empresa que trabalha, seu e-mail, o número da identidade funcional, seu nome e o corpo da mensagem.

Lembrando que essa mensagem pode ser a respeito de dúvida, reclamações, opiniões, dicas, sugestões e etc.

Em caso de dúvida sobre o portal do servidor RS, deixe sua pergunta nos comentários abaixo.