O Governo do Estado de Pernambuco dispõe de uma ferramenta online com diversas funções para quem é funcionário do Estado. O site Portal do Servidor PE contém diversas informações importantes.

Em todo o Brasil tem sido comum o governo fazer sites de portal de servidor, onde ficam disponíveis informações e funções importantes para os servidores.

Dessa forma, os servidores ficam sabendo de eventos, feriados, notícias, serviços e muitas outras coisas importantes através do site.

Uma outra vantagem é que através do Portal do Servidor PE você também pode consultar seus contracheques todos os meses.

Hoje, os contracheques não são mais impressos. Isso acaba sendo vantajoso para ambos os lados, a começar pelo governo, que não precisa mais lidar com gastos desnecessários de impressão nas secretárias e RH dos órgãos públicos.

Dessa forma, os servidores podem consultar seus contracheques de forma online e rápida, sem burocracia, sem gastos e sem estresse. Tudo está simplesmente disponível online.

O site do Portal do Servidor PE é simples e de prático acesso. Mas, caso você ainda não conheça e nem saiba muito como acessa-lo, iremos te ajudar explicando como fazer.

Consultando o seu contracheque no Portal

Antes, para se emitir o contracheque era necessário muito mais burocracia. O gasto com salário de funcionários que precisavam estar trabalhando exclusivamente para isso e com as impressões era enorme. Afinal, todos os servidores, funcionários públicos do estado necessitavam acessar seus contracheques.

Agora é tudo prático e fácil! Para você conseguir acessar corretamente siga o passo a passo:

portal do servidor pe como consultar contracheque

  • Acesse o site do Portal do Servidor PE www.portaldoservidor.pe.gov.br;
  • Logo no topo do site você encontrará a função “Contracheque e comprovantes de rendimentos”;
  • Ao clicar nessa função, o Portal do Servidor PE te encaminhará para outro site;
  • Lá você será apresentado a novas funções, entre elas a consulta do seu contracheque.

Além da opção de consulta, também tem a função de validar e de ter mais informações sobre o contracheque.

Mas, não acaba por aí. Para conseguir consultar é necessário que você tenha um login com uma senha.

portal do servidor pe

O Estado do Pernambuco exige um número de matricula, senha e informações sobre a empresa mês, ano e tipo de folha. Ao preencher esses campos, você consegue acessar o seu contracheque e imprimi-lo.

Mas, se você ainda não fez um cadastro no site e nem acessou, é necessário acessar antes a função “cadastrar/alterar minha senha”. O mesmo vale para o caso de você já ter feito um acesso, mas ter esquecido qual foi a sua senha.

Dessa forma, ao clicar nessa função, você será direcionado para outra página. Ali preencherá os campos de “empresa”, “matricula” e “CPF”.

Recadastramento anual obrigatório

O Portal do Servidor PE não serve apenas para consultar e emitir os contracheques. Além disso, através dele você pode ter acesso a muitas outras funções importantes. Uma delas é o de recadastramento anual do servidor, uma obrigatoriedade para todos os funcionários do Estado do Pernambuco.

O recadastramento do servidor deve ocorrer todo ano, exatamente durante o mês do aniversário do servidor. É fundamental que você faça esse recadastramento todos os anos para comprovar que você é um servidor do Estado. Ele também serve para que os seus rendimentos não fiquem retidos por conta de uma situação irregular.

O recadastramento funciona de forma simples, através do Portal. Você deve apenas preencher o formulário com as suas informações pessoais que são pedidas.

Depois, imprima o comprovante do recadastramento e leve-a até a administração do seu emprego. Dessa forma, você ficará regularizado, podendo comprovar seu exercício como servidor do Estado e evitando problemas com o seus pagamentos. O recadastramento deve ser feito nesse site: www2.portaldoservidor.pe.gov.br/web/portal-do-servidor/recadastramento

Evite deixar essa atividade para depois, é algo que ocupará alguns poucos minutos e pode ser feito rapidamente! Evite dores de cabeça desnecessárias.

Outras funções do Portal do Servidor PE

O portal também tem muitas outras funções que ajudam os funcionários públicos de Pernambuco. Através do site você pode ficar sabendo de todos os eventos e notícias que são importante.

portal servidorAlém disso, você também pode conferir as informações importantes sobre as avaliações de desempenho. Tem acesso às informações sobre férias, aposentadoria, licenças e seus direitos enquanto servidor do Estado.

O Portal do Servidor PE ajuda tanto aos servidores quanto ao próprio Estado. É uma economia de tempo e de dinheiro todas essas facilidades, disponíveis gratuitamente e online. Sem burocracia, filas demora e estresse. Tudo está a apenas alguns cliques de distância. E o melhor de tudo é que é simples e fácil de mexer!

Dessa forma, todo começo de mês o servidor pode acessar o site do Portal e buscar pelo seu contracheque do mês correspondente.

Quando em busca de informações, basta buscar no próprio site, em dúvidas frequentes ou acessando a ouvidoria e SAC.

DUVIDAS SOBRE O PORTAL

Tem uma página disponível no Portal do Servidor pernambucano com todos endereços e telefones disponíveis para a Ouvidoria que podem ser importantes para caso você precise de maiores esclarecimentos: www.portaldoservidor.pe.gov.br/web/portal-do-servidor/ouvidoria-sad

Tudo isso acaba facilitando muito e deixando o acesso e pesquisa mais dinâmicos. Além de ser muito mais simples poder consultar e imprimir o seu contracheque de qualquer lugar, seja no celular, no computador, em casa, na rua… Tudo está disponível online!

Qualquer dúvida, você pode perguntar a nós que tentaremos lhe responder o mais rápido o possível, de acordo com nosso conhecimento sobre o assunto.

Caso não saibamos, recomendamos que você busque os esclarecimentos na Ouvidoria.

Você pode saber mais sobre o portal do servidor no nosso guia completo.