O Portal do Servidor da Bahia é um site que tem como objetivo facilitar a vida dos funcionários públicos da prefeitura de Belo Horizonte. Essa ideia de criar um site como Portal do Servidor tem sido aderida em todo o País. E, dessa forma, tem sido muito benéfico tanto para os funcionários quanto para o próprio governo!

Normalmente os estados brasileiros que tem um site exclusivamente para atender aos seus servidores. E, em Minas Gerais, existe justamente um site destinado a todos os servidores do Estado.

No entanto, algumas importantes e grandes cidades também têm aderido a essa ideia. Afinal, um site onde você pode consultar e imprimir seu contracheque de forma rápida e fácil é muito útil no dia a dia dos trabalhadores, e não somente para os servidores estaduais.

Antes, para ter acesso a documentos importantes era necessário passar muita burocracia e dor de cabeça. Espera em filas, agendamento em secretárias, extravio de encomendas com os documentos.

Além disso, muitos servidores tinham que enfrentar a rotina de bancos para poder emitir seus contracheques mensalmente. Afinal, essa era a única forma de conseguir emitir esse documento.

Todos esses problemas eram bastante comuns. E o recebimento do contracheque todos os meses também acaba sendo bem mais complicado.

Hoje, no entanto, tudo isso ficou digital e, é claro, bem mais fácil. Caso você, servidor, queira ter acesso ao seu contracheque, folha de pagamento e outras informações, basta acessar o site do portal do servidor de seu estado.

O Portal do Servidor BH é bem simples e fácil de mexer. Sendo assim, não é preciso ter muito conhecimento sobre os meios digitais para conseguir acessa-lo e emitir o seu contracheque.

No entanto, para lhe ajudar, resolvemos fazer esse passo a passo. Dessa forma, explicaremos como ele funciona, como você pode acessar e outras funções que estão disponíveis.

portal do servidor bh

Informações sobre o Portal do Servidor BH

No site da Prefeitura de Belo Horizonte (https://prefeitura.pbh.gov.br) é explicado como funciona o Portal do Servidor BH. Belo Horizonte é considerada a 6ª cidade mais populosa do Brasil. Sendo assim, ela é uma cidade que tem muitos servidores, funcionários públicos.

Criar um portal para todos esses funcionários é a melhor decisão da cidade. Afinal, é muito mais simples que os servidores tenham acesso a suas informações de forma clara e prática.

Prezando pela segurança, para você conseguir acessar ao Portal é importante ter uma senha de acesso. Essa senha é única e somente sua.

Diferente de outros sites de portal do servidor, a senha não é dada online.

Como conseguir a senha de acesso ao Portal do Servidor BH

O contracheque dos servidores de Belo Horizonte é emitido pelo Banco Bradesco. E continuará sendo, mesmo após a criação do Portal do Servidor BH.

No entanto, para conseguir a senha é necessário que você acesse sua conta Bradesco. Podendo ser presencialmente ou online. Ao acessar seu contracheque, deverá selecionar a opção especial.

No documento emitido, aparecerá a sua identificação e a senha. Esses serão os dados necessários que você deve ter em mãos para conseguir acessar o Portal do Servidor BH, mas cuidado com a sua senha. Guarde-a bem para não acabar perdendo-a caso venha a esquecer ou não consiga decorar.

Acessando o Portal

O Portal foi inaugurando agora, em 1º de Março de 2018. O que significa que ainda é um site novo e com funções mais limitadas.

portal do servidor bh

Geralmente os estados que têm um portal. Mas algumas capitais têm também aderido a ideia de criar uma plataforma única que permita mais facilidade e praticidade para os seus funcionários públicos.

Com esse site, todos os servidores de Belo Horizonte terão acesso aos seus contracheques todos os meses. O mesmo ainda poderá ser emitido através do Banco Bradesco.

Mas emiti-lo através do site, sem dúvidas, será muito mais prático e rápido. Afinal, o documento está disponível ali, próximo de você.

Além disso, o site também tem a função de promover a transparência pública. Dessa forma, os servidores também terão acesso ao informe de rendimentos através do Portal do Servidor da Bahia.

Como foi dito, o site ainda é novo e a prefeitura garantiu que outras funções serão acrescentadas em breve ao portal. Por enquanto, somente é liberado o acesso ao contracheque e sua emissão e aos informes de rendimento.

Informe de rendimentos: Quem pode acessar?

Por enquanto somente quem está ligado a Administração Direta poderá acessa-los. Isso quer dizer, os estagiários, servidores e empregados da mesma. Os inativos do RPPS também tem acesso a essa função.

O contracheque está disponível para a administração indireta, incluindo os empregados, servidores e estagiários da mesma.

Além disso, os contratos municipalizados da área da saúde, programa Mais Médicos e pensionistas também terão acesso aos seus contracheques através do Portal do Servidor BH. No entanto, o informe de rendimento ainda não está disponível para eles.

CONCLUSÃO

A criação de um site para ser o portal do servidor é muito útil para uma grande cidade como Belo Horizonte. Ajuda muito a evitar gastos governamentais que são desnecessários.

Afinal, há sempre muitos profissionais que precisam ser direcionados justamente para esses trabalhos, todos os meses.

Com o site, o contracheque ainda poderá ser emitido mensalmente no Bradesco. Mas, os servidores que quiserem ter seus contracheques em mão não poderão mais recorrer ao RH e nem Central de Atendimento para o recebimento do mesmo.

Dessa forma, há uma grande economia para a prefeitura. E também para os próprios servidores, que poderão ter seu contracheque todos os meses de forma rápida e prática. Pois, poderão acessa-lo através de seus computadores ou até mesmo celulares.

Para isso basta acessar o site da prefeitura de Belo Horizonte na sessão de ‘Portal do Servidor BH’. Lá você conseguirá encontrar os links necessários para acessar as páginas e serem direcionados.

Como o site do Portal do Servidor da bahia ainda é novo, ele tem poucas funções. Sendo assim, é bem simples e fácil de mexer, perfeito para quem não tem muita experiência com meios digitais ainda. E, também, ótimo para quem não quer perder muito tempo mexendo no site e descobrindo as suas funções. Tudo está disponível de forma clara e simples.

Você pode saber mais sobre o Portal do Servidor em nosso guia completo.